top of page
Buscar

6. Racismo, uma responsabilidade social

  • Foto do escritor: Yasmim Garcia
    Yasmim Garcia
  • 8 de jul. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 8 de jul. de 2019

Não sei se vocês já ouviram falar, mas hoje a violência está entre as maiores causas de morte no Brasil, sendo comparada a mortalidade causada pelas doenças crônicas não transmissíveis. E como todos nós sabemos, os que mais sofrem com isso são aqueles que vivem em lugares de vulnerabilidade social, como comunidades, sendo sua maioria pobres e negros.


Não é coincidência chegar no CRIAAD e notar que a maioria dos meninos e meninas são pardos ou negros. Não é coincidência!! Não podemos fechar os nossos olhos diante da realidade, não podemos nos calar com tamanha injustiça, não podemos negar que o racismo é real e que está muito mais presente no dia a dia de das pessoas como imaginamos.

O racismo é uma causa de responsabilidade social, sendo branca, amarela, parda ou negra, preciso reconhecer que o racismo é real. Entrar na luta contra essa injustiça é um papel de todos, independente da raça. É necessário quebrar essa cultura racista implantada desde a escravidão, reconhecer que há muito racismo maquiado na nossa sociedade e que não é vitimisto dizer que os negros são afetados por esse preconceito em todos os âmbitos de sua vida.





Emicida em “Eminência parda” relata um pouco do sentimento de ser injustiçado pelo racismo e de se levantar, lutar, se empoderar e resistir.


Não tem dor que perdurará

Nem o teu ódio perturbará

A missão é recuperar

Cooperar e empoderar

Já foram muitos anos na retranca (retranca)

Mas preto não chora, mano, levanta

Não implora, penhora a bandeira branca

Não cansa a garganta com antas, não adianta não

Foco e atenção na nossa ascensão

 
 
 

Comments


© 2019 por Yasmim Garcia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page